"Sou o que sou, e não o que a sociedade espera de mim. Posso ser chamado de louco por isso, mas somente os loucos são realmente felizes dentro da sua sabedoria."

sábado, 21 de abril de 2012

Como pode um povo tão rico ser tão pobre?

Ou melhor dizendo: como pode um povo tão rico mental e moralmente ser tão pobre quanto a coisas materiais (leia-se moradia, comida, e afins)?
Acho que sei a resposta: os valores da sociedade se tornaram inversos. Pensa-se em dinheiro e coisas efêmeras mais do que em valores morais. E quando vemos uma demonstração desses valores ficamos até surpresos! Não nos parece natural... e hoje em dia realmente não o é.
Para a sociedade de hoje natural é querer derrubar o próximo. Natural é não confiar em ninguém que você vê na rua. Natural é se esquecer de que somos todos seres humanos. Natural é esquecer que viemos todos da natureza e destruí-la aos poucos... Isso sim é natural, tanto que nem nos surpreendemos com isso tudo. E continuamos com a nossa "naturalidade". Até quando? Até que não reste mais natureza, até que não tenhamos feito inimigos o suficiente para nos sufocarmos em nossa própria raiva e sentimentos inúteis. Ou até que não tenhamos nos afastado de todos aqueles em quem não confiamos, mas que poderiam ser fortes aliados na grande caminhada da vida... se ao menos soubéssemos confiar. Se ao menos soubéssemos andar de mãos dadas. Se ao menos soubéssemos amar. Se ao menos soubéssemos dar valor às coisas que realmente têm valor. Os benditos valores morais.


Escrevi esse texto inspirado em um outro texto que li no Facebook, agora há pouco. Vale muito a pena ler! Ubuntu!


A TRIBO

Um antropólogo propôs um jogo aos meninos de uma tribo Africana. Pôs uma cesta cheia de frutas perto de uma árvore e lhes disse que aquele que chegasse primeiro ganharia todas as frutas.

Quando deu sinal para que corressem, todos os meninos se deram as mãos e correram juntos, depois de sentaram para desfrutar do prêmio.

Quando ele perguntou porque havia ocorrido aquilo, se somente um podia ganhar todas as frutas, lhes reponderam:

''-UBUNTU, como um de nós poderia estar feliz se todos os demais estão tristes?''

*UBUNTU na cultura xhosa significa: ''Eu sou, porque nós somos.''

Fonte: Aspau

Nenhum comentário:

Postar um comentário